Manifestantes incendeiam bonde em Amsterdã após ataque antissemita

Novos episódios de conflitos foram observados durante a transição da noite de segunda-feira para terça-feira na região oeste de Amsterdã, a principal cidade dos Países Baixos. Esses eventos se desenrolam em um contexto de aumento de tensões, que se intensificaram após os confrontos ocorridos na semana passada durante uma partida de futebol.

Grupo fogos de artifício para atear fogo em bonde no distrito de Niew-West, em Amsterdã, em 11 de novembro de 2024 Imagem: TALHA ANDAC/AFP Reprodução: https://noticias.uol.com.br/

Novas cenas de violência marcaram a noite de segunda-feira (11) para terça-feira (12) na zona oeste de Amsterdã, capital da Holanda. O tumulto ocorreu em meio às tensões crescentes desencadeadas pelos confrontos da semana anterior, que aconteceram durante a partida de futebol entre o Maccabi Tel Aviv e o Ajax.

Segundo as autoridades holandesas, dezenas de pessoas, muitas delas armadas com paus e fogos de artifício, se reuniram durante a noite em um subúrbio de Amsterdã, alegando expressar solidariedade ao povo palestino. Em sua maioria jovens, o grupo incendiou um bonde vazio, quebrou janelas e proferiu palavras consideradas como incitação à violência. Vestidos em sua maioria com máscaras, os manifestantes entoaram gritos como “Palestina Livre” e “Judeus do Câncer”, conforme relatado por jornalistas do Telegraaf.

O incêndio foi controlado rapidamente e a tropa de choque interveio para dispersar a multidão. Durante os tumultos, três pessoas foram detidas e pedras foram lançadas também contra um veículo policial. A situação exigiu uma resposta rápida das autoridades para conter a violência e restabelecer a ordem na região afetada pelos distúrbios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *