CAPES inicia inscrições para curso sobre educação quilombola
O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mais conhecida como Capes, está oferecendo inscrições para um curso de extensão voltado para formação em docência e gestão na área da Educação das Relações Étnico-Raciais e na Educação Escolar Quilombola. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, vinculada ao Ministério da Educação.
Este curso destina-se a professores e gestores que atuam em instituições de ensino básico em todo o território nacional. Os interessados devem realizar suas inscrições nos sites das próprias instituições de ensino superior responsáveis por ofertar o curso. A lista dos 40 participantes selecionados está disponível no portal da CAPES.
As inscrições já estão em andamento em quatro instituições de ensino: Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal de Santa Catarina. O início das aulas está previsto para março de 2025. Com uma carga horária total de 120 horas, a formação será conduzida pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, numa modalidade totalmente a distância.
O conteúdo do curso é dividido em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade. Durante o período de formação, além das discussões sobre sistemas de avaliação e elaboração de projetos pedagógicos, os participantes serão desafiados a conceber uma proposta educacional antirracista com atividades pedagógicas inovadoras e transformadoras.