Temporais intensificam-se no interior de São Paulo
Previsão meteorológica aponta o surgimento de extensas regiões de instabilidade durante o fim de semana, podendo resultar em acumulados pluviométricos que ultrapassam os 100mm até o domingo, dia 10 de novembro.
A condição de chuva se intensifica em todas as regiões do estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (08/11). Dessa vez, não há a passagem de frente fria pela Região Sudeste, mas uma baixa pressão próxima a Mato Grosso do Sul ganhará força, reforçando o fluxo de umidade sobre o Brasil Central. Entre esta sexta e os próximos dias, a formação de grandes núcleos de chuva é esperada. As pancadas podem iniciar no interior paulista durante a tarde, com potencial para ventos fortes. Na região, a chuva tem previsão de se tornar mais generalizada ainda nesta sexta, com alto potencial de temporal, descargas elétricas e ventos intensos. Cidades como Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Campinas e Sorocaba devem ficar atentas para possíveis volumes mais elevados de chuva ao longo do dia.
No Litoral sul e norte, Baixada Santista e Vale do Ribeira, as pancadas de chuva devem continuar moderadas a fortes e irregulares. Em São Paulo capital, a chuva está prevista para o final do dia, com pancadas mais irregulares e localmente fortes, acompanhadas por rajadas de vento. Embora o cenário não seja tão intenso quanto na última sexta-feira, o risco de transtornos ainda é alto. A previsão indica que as condições atmosféricas não favorecerão ventos extremos, mas o risco de temporais localizados e transtornos na cidade permanece elevado.
Durante o fim de semana, o risco de ventania diminui, enquanto a chuva deve persistir por várias horas, variando de intensidade, podendo ser moderada a forte em diversos momentos. O estado de São Paulo segue com potencial para alagamentos, enchentes pontuais, quedas de galhos e árvores, especialmente em áreas mais vulneráveis, devido à continuidade da chuva prevista até pelo menos domingo (10/11), em muitas cidades. A previsão de precipitação para algumas regiões é de 200mm para Noroeste, Norte/nordeste de SP (Serra da Mantiqueira e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto), 95mm para Região Metropolitana de São Paulo, 100mm para Vale do Paraíba e Baixada Santista, 150mm para Litoral Norte, 60mm para Vale do Ribeira e região de Itapeva e 90mm para o Oeste paulista (Presidente Prudente e Marília).