Previsão: Chuvas no Sudeste e Centro-Oeste encerram semana
A chegada de uma frente fria está causando um aumento significativo na cobertura de nuvens e ocorrência de chuvas em diversos estados do Brasil. Em São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Goiás e também em Mato Grosso, as condições meteorológicas estão sendo impactadas por esse sistema frontal. As temperaturas mais baixas e a umidade proveniente dessa frente fria estão resultando em pancadas de chuva em várias regiões, trazendo alívio para o calor intenso que vinha sendo registrado. É importante que a população esteja atenta aos alertas e recomendações dos órgãos competentes para se proteger dos possíveis transtornos causados por essas condições climáticas.
Uma nova frente fria está avançando do Sul em direção ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, acompanhada da formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse sistema meteorológico está provocando um significativo aumento na nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Goiás e também em Mato Grosso. Durante o fim de semana, essa frente fria deve levar chuvas para o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e região de Brasília. Na sexta-feira, há um alerta para chuvas fortes e volumosas no Paraná, com possibilidade de fortes chuvas em Curitiba.
Com a chegada da chuva e do vento fresco trazidos pela frente fria, as temperaturas altas estão diminuindo em grande parte de Mato Grosso do Sul, parte de Goiás, de Mato Grosso, São Paulo, parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As condições para pancadas de chuva também estão aumentando na região Norte do Brasil, enquanto o mar está agitado no Sul, havendo risco de ressaca entre o litoral norte gaúcho e o sul catarinense.
Nesta próxima sexta-feira (01/11) , a frente fria estará se afastando da Região Sul, mas ainda deixará nuvens de chuva na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, ainda são esperadas chuvas na Grande Porto Alegre, na região da lagoa dos Patos, na serra gaúcha e no litoral norte, principalmente durante a madrugada e pela manhã. Apesar de não haver previsão de temporais para nenhuma das áreas do estado gaúcho, em algumas regiões isoladas do litoral e da serra, a chuva pode se intensificar em determinados momentos.
Em Santa Catarina, a chuva avança pela faixa leste do estado, com previsão de pancadas matinais na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Catarinense. Os ventos serão moderados a fortes, independentemente da chuva. No Paraná, a chuva se desloca para o centro e leste do estado, com mudanças climáticas em Curitiba, prevendo-se pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia, acompanhadas por uma queda acentuada na temperatura. Alerta para possíveis temporais localizados no litoral e extremo nordeste paranaense, principalmente pela manhã.
A agitação marítima se intensifica na costa do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Enquanto isso, uma nova frente fria está se movendo sobre o Sudeste, provocando chuvas e queda de temperatura em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. No Vale do Ribeira e litoral sul paulista, as pancadas de chuva devem iniciar de manhã e se estender à tarde e à noite para outras áreas do interior paulista. Destaque para condições de chuvas intensas e tempestades localizadas no centro e sul de São Paulo, com possibilidade de granizo em alguns locais. No litoral norte de São Paulo e na Baixada Santista, o céu ficará parcialmente nublado e a chuva chegará durante a tarde, junto com a queda das temperaturas. Na Grande São Paulo, o dia começará com sol e céu aberto, mas no decorrer da tarde, os ventos mudarão de direção e a umidade aumentará, aumentando a chance de chuvas ao final do dia.
As chuvas também estão previstas para o período entre a tarde e noite no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana. Há a possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde no Triângulo Mineiro. Já em outras áreas de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol deve predominar, mantendo o tempo seco. No entanto, a umidade do ar permanece em níveis de atenção e alerta no interior de Minas Gerais durante as horas mais quentes. As rajadas de vento serão fortes em todo o centro e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo, com ventos podendo alcançar até 70 km/h.
Na região Centro-Oeste, as áreas de instabilidade avançam sobre o sul de Goiás, trazendo chuvas isoladas a partir da tarde, com risco de chuvas moderadas a fortes. Já o sudeste e centro-norte de Mato Grosso estão prevendo pancadas de chuva. A circulação dos ventos deve contribuir para amenizar o calor em grande parte de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuvas isoladas em áreas do extremo nordeste e sudoeste do estado. Por outro lado, as temperaturas continuarão altas e a umidade do ar se manterá em níveis críticos no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal.
No Nordeste, a infiltração marítima segue favorecendo a formação de nuvens de chuva ao longo da costa leste, com previsão de precipitações fracas e passageiras pela manhã e à tarde. No litoral de Pernambuco, são esperadas chuvas moderadas. Já nas demais regiões do interior, como sertão, agreste e costa norte, o tempo permanecerá seco e as temperaturas continuarão elevadas. Os índices de umidade do ar variam entre níveis de atenção e alerta em grande parte do interior nordestino. As rajadas de vento também ganharão intensidade na costa norte, em áreas do litoral do Rio Grande do Norte e parte do litoral do Ceará.
No Norte do país, as instabilidades estão se intensificando, com chuvas persistentes sobre o Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e centro-sul do Pará. A chuva já começou cedo no Acre, em Rondônia e no sudoeste do Pará, com previsão de se espalhar pelo Amazonas ao longo do dia. Além disso, há possibilidade de pancadas localizadas no extremo norte do Tocantins. Destaque para o risco de temporais no Acre, sul e oeste do Amazonas.