Google é ordenado a permitir concorrência em loja de apps

Por decisão judicial, o Google foi ordenado a tomar uma medida específica como consequência de perder um processo relacionado à competição justa. Esse processo foi iniciado pela Epic Games, empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos.

Foto: Niharb Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

Um juiz dos Estados Unidos proferiu uma decisão nesta segunda-feira, dia (07/10), determinando que o Google permita a instalação de plataformas concorrentes ao Google Play, sua loja de aplicativos, apesar de o grupo ter anunciado que pretende recorrer da sentença.

Essa determinação é consequência da derrota judicial do Google em um processo de livre concorrência movido pela desenvolvedora de jogos eletrônicos Epic Games. Um júri da Califórnia decidiu que o Google mantém um monopólio ilegal por meio de sua loja de aplicativos no sistema operacional Android para dispositivos móveis.

Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de assuntos regulatórios da empresa, afirmou: “Esperamos continuar apresentando nosso caso em apelação e seguiremos defendendo o que é melhor para os desenvolvedores, fabricantes de dispositivos e bilhões de usuários do Android em todo o mundo”.

Os dispositivos que operam com o sistema Android detêm aproximadamente 70% do mercado global de dispositivos inteligentes. Em dezembro, um júri em San Francisco decidiu contra o Google em poucas horas, constatando que a empresa adotava diversas estratégias ilegais para manter o monopólio de sua loja de aplicativos em aparelhos com sistema Android.

Este caso se junta a uma outra derrota do Google em agosto, quando um juiz federal determinou que a gigante das buscas online também detém um monopólio ilegal nesse setor. Além disso, o Google está enfrentando um processo por práticas anticoncorrenciais em outro caso federal na Virgínia, desta vez relacionado ao seu domínio no mercado de publicidade online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *