Possíveis eleições no 1º turno em capitais brasileiras
De acordo com uma pesquisa realizada, foi observado que os prefeitos em exercício estão em posição favorável nos levantamentos de intenção de voto para as próximas eleições. Esse cenário aponta para uma possível preferência dos eleitores pela continuidade das gestões municipais atuais, demonstrando a confiança depositada pelos cidadãos nos gestores que já estão conduzindo as respectivas cidades. Essa vantagem nas pesquisas reflete a percepção positiva que parte da população tem em relação às administrações atuais e pode influenciar significativamente o resultado das eleições.
As eleições municipais que ocorrerão neste domingo, 06 de outubro têm a possibilidade de serem decididas logo no primeiro turno em 13 das 26 capitais do país, de acordo com levantamento realizado. Para que um candidato seja eleito prefeito, é necessário que ele obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, atingir 50% mais um voto.
Os atuais prefeitos estão à frente das disputas com altos percentuais de intenções de votos válidos em 12 capitais que poderão definir seus resultados neste final de semana. As pesquisas eleitorais também revelaram que candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possuem vantagem sobre aqueles apoiados por Lula (PT) nessas cidades.
O levantamento levou em consideração as últimas pesquisas Quaest registradas no Tribunal Superior Eleitoral, divulgadas até este último sábado (05/10). Entre os postulantes que disputam o pleito, foram apontados como favoritos todos aqueles com mais de 50% de intenção de votos válidos.
As capitais que possivelmente terão prefeitos eleitos no primeiro turno são: Maceió (AL), Macapá (AP), Vitória (ES), Salvador (BA), São Luís (MA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).Em Maceió, o atual prefeito João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PL), lidera as intenções de voto com folga, sendo escolhido por 77% dos entrevistados na última pesquisa. Rafael Brito (MDB), candidato apoiado pelo presidente Lula, é o segundo colocado com 16%. O levantamento foi registrado no TSE sob número AL-01943/2024.
Na capital do Amapá, o candidato à reeleição Dr. Furlan (MDB) é o favorito para ser eleito no próximo domingo, com 86% das intenções de voto. O segundo colocado é Paulo Lemos (PSOL) com 7%. Na pesquisa espontânea, Furlan alcançou 79% das intenções de voto. O levantamento está registrado no TSE sob o número AP-08395/2024.O atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos), também tem chances de sair vitorioso no primeiro turno, com 50% das intenções de voto. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) mantém distância considerável do primeiro colocado, com 23%, e está em empate técnico com o petista João Coser (PT), que possui 22%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número ES-00977/2024.