Conta gov.br prata ou ouro libera dinheiro esquecido: saiba como aumentar

O Banco Central informou que os valores do Sistema de Valores a Receber (SRV) estarão disponíveis somente até o dia 16 de outubro. A medida visa garantir a assertividade e segurança das operações financeiras, sendo importante que os interessados realizem as devidas consultas e transações dentro do prazo estabelecido.

Dinheiro esquecido só pode ser resgatado com conta gov.br nível prata ou ouro. Foto: JF Diorio/Estadão / Estadão Reprodução: https://www.terra.com.br/

Aqueles que possuem valores disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central devem atender ao requisito de possuir nível prata ou ouro em suas contas gov.br para solicitar o resgate. O prazo final estabelecido para resgatar o “dinheiro esquecido” é até o dia 16 de outubro. Findo esse prazo, os valores que não forem resgatados poderão ser incorporados aos cofres do Tesouro Nacional, conforme comunicado emitido pelo Ministério da Fazenda e divulgado pelo Estadão.

A conta gov.br engloba um sistema de três níveis de acesso: bronze, prata e ouro. Quanto mais elevado o nível de segurança associado à validação dos dados do usuário, maior é o grau de acesso a serviços disponíveis, como é o caso do SVR. Para verificar a existência de valores a receber, é necessário acessar o link indicado, selecionar a opção “Consulte valores a receber” e inserir os dados solicitados. Nesse processo inicial, não é obrigatório fazer login na conta gov.br. Caso seja identificada a presença de valores a receber, é essencial clicar em “Acessar o SVR” e fazer o login na conta gov.br com nível prata ou ouro a fim de visualizar os montantes disponíveis e solicitar o resgate.

Para elevar o nível de acesso da conta gov.br de bronze para prata, é viável efetuar essa atualização tanto pelo aplicativo gov.br quanto pelo site do governo, seguindo as orientações contidas na secção “Segurança da conta” logo após o login. Existem diversas opções para incrementar o nível da conta, conforme descrito a seguir: usuários com conta prata podem aprimorar a segurança e atingir o nível de ouro, seguindo as etapas também disponíveis no aplicativo ou site do governo.

A conta bronze representa o nível padrão de acesso do usuário, oferecendo um conjunto mais limitado de funcionalidades. Após realizar as validações necessárias, é viável elevar o nível para prata ou ouro. Com a conta prata, o cidadão passa a ter acesso a diversas funcionalidades como assinatura eletrônica, compartilhamento de documentos e acesso ao sistema para resgate de valores negligenciados. A distinção primordial entre a conta prata e a conta ouro está relacionada ao nível de segurança oferecido. Ambas disponibilizam os mesmos serviços, porém a conta ouro se destaca por fornecer o mais alto nível de segurança disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *