Ações de Hong Kong sobem com expectativa do Fed
“Com expectativa de corte na taxa de juros pelo Federal Reserve, as ações de Hong Kong registraram alta nesta terça-feira, impulsionadas principalmente por gigantes do setor imobiliário local. O índice Hang Seng fechou com um avanço de 1,37%, com destaque para a estreia positiva da fabricante chinesa de eletrodomésticos Midea Group, que levantou quase 4 bilhões de dólares na maior oferta de ações da cidade em quase quatro anos.
A Bolsa de Hong Kong teve um dia positivo nesta terça-feira (17/09), impulsionada principalmente por gigantes do setor imobiliário local. A expectativa de um grande corte na taxa de juros pelo Federal Reserve contribuiu para esse cenário favorável, assim como a listagem da fabricante chinesa de eletrodomésticos Midea Group, que também teve um impacto positivo no sentimento do mercado.
Ao final do pregão, o índice Hang Seng registrou alta de 1,37%, com destaque para a valorização de 7,8% do Midea Group em sua estreia nas negociações de Hong Kong. A empresa levantou quase 4 bilhões de dólares na maior oferta de ações da cidade em quase quatro anos, sinalizando um forte interesse dos investidores.
As empresas do setor imobiliário de Hong Kong avançaram de forma geral, com os investidores apostando que este segmento será um dos maiores beneficiados por um possível corte nas taxas de juros dos Estados Unidos, previsto para acontecer na quarta-feira (18/09). Enquanto isso, os mercados acionários da China continental permaneceram fechados devido a um feriado, com as negociações programadas para serem retomadas nesta próxima quarta-feira .
Em outras praças financeiras da região, o índice Nikkei em Tóquio teve uma leve queda de 1,03%, fechando a sessão a 36.203 pontos. Já o índice Straits Times, de Cingapura, valorizou-se 0,64%, atingindo 3.593 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 registrou alta de 0,24%, encerrando o dia a 8.140 pontos. Enquanto em Seul, Taiwan e Xangai, os respectivos índices Kospi, Taiex e SSEC não tiveram movimentações, mantendo-se fechados.
No cenário internacional, a expectativa em relação às decisões de política monetária nos Estados Unidos está impactando os mercados asiáticos, com os investidores atentos às possíveis repercussões nas economias da região. A volatilidade e as oportunidades de investimento seguem em destaque, em meio a um contexto global marcado por incertezas e expectativas de mudanças nos rumos da economia mundial.