‘Banco do Brasil libera R$ 4,5 bilhões para exportação após um ano de lançamento de linha de crédito’
Uma nova proposta foi lançada visando apoiar os exportadores indiretos, ou seja, aquelas empresas que fazem parte das cadeias de produção das companhias que exportam bens e serviços para outros países.
O Banco do Brasil atingiu a marca de mais de R$ 4,5 bilhões em financiamentos na linha de crédito para exportação, oficialmente lançada em agosto de 2023. Esta linha específica é direcionada para os exportadores indiretos, ou seja, empresas que fazem parte das cadeias de produção daquelas que exportam bens e serviços para o exterior. Anteriormente, o crédito para exportação era direcionado apenas aos exportadores diretos.
Uma característica importante desta linha de crédito são os juros que são alinhados com o mercado internacional, segundo informações divulgadas pelo próprio banco, além da isenção de Imposto de Renda e do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Desta forma, a proposta visa proporcionar condições mais competitivas e atraentes para os exportadores, estimulando assim uma participação mais expressiva dos produtos e serviços brasileiros no mercado externo.
Juliano Marcatto, gerente geral da Unidade de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, destaca em comunicado que o BB Crédito Exportação foi desenvolvido em resposta à demanda dos clientes e está alinhado com a estratégia da instituição em apoiar a cadeia produtiva de exportação. Esse produto, que se caracteriza como um capital de giro de médio prazo, complementa as operações de adiantamentos de contratos de câmbio (ACC) e de cambiais entregues (ACE), que visam financiar os exportadores antes ou depois do embarque das mercadorias, antecipando os valores a que têm direito.
Vale ressaltar que as linhas de ACC e ACE possuem prazos mais curtos em comparação ao BB Crédito Exportação. Além disso, o Banco do Brasil possibilita que os exportadores mantenham os recursos em conta-corrente no exterior, facilitando a centralização do fluxo de caixa internacional e a gestão financeira das transações comerciais realizadas no âmbito internacional.