Tempo: Chuva intensa no litoral nordestino e calor escaldante no Centro-Oeste

Grande parte do Norte do Brasil continua sendo afetada pela fumaça, gerada principalmente pelas queimadas que assolam a região. Enquanto isso, uma frente fria avança pelo estado de São Paulo, porém sem provocar grandes alterações no tempo. O fenômeno da fumaça, que tem impactos significativos na qualidade do ar e no clima regional, ainda persiste na região nortista, demandando atenção e ações para minimizar os efeitos negativos provocados por incêndios e desmatamentos.

Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

Calor intenso e ar muito seco são os destaques das condições do tempo no Brasil nesta quarta-feira no meio da segunda semana de setembro com temperaturas elevadas que podem ultrapassar os 40°C em áreas do Centro-Oeste do país, como ocorreu nesta quinta-feira. Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, capital de Mato Grosso, registraram temperaturas acima dos 40°C, enquanto os níveis de umidade do ar abaixo de 20% serão comuns em diversos estados brasileiros mais uma vez. A escassez de chuvas se concentra no extremo norte do país, sul gaúcho e costa leste do Nordeste.

O final de semana promete ser marcado por sol e aumento do calor em todo o território brasileiro, com chuvas se espalhando um pouco mais pelo Sul, atingindo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na Região Sul, as temperaturas continuarão em elevação nesta quarta-feira e o sol predominará na maior parte do dia, embora áreas como a Grande Curitiba e Vale do Itajaí possam amanhecer com céu nublado devido ao nevoeiro. A passagem recente de uma frente fria deixou o litoral sul gaúcho sob tempo chuvoso, com previsão de chuvas de moderada a forte intensidade, enquanto a Campanha Gaúcha verá apenas chuviscos.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, o tempo seguirá ensolarado nesta quarta-feira, com ar seco e sem possibilidade de chuva. Apesar da passagem de uma frente fria pela Costa Paulista, ela não terá força suficiente para alterar as condições climáticas do estado de São Paulo. Níveis de umidade do ar abaixo de 20% serão observados nas horas mais quentes da tarde no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

No Norte do Brasil, o tempo seco predominará em grande parte da região, com previsão de pancadas de chuva com raios nas áreas central, oeste e norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá. O excesso de fumaça, no entanto, continuará deixando o céu nublado e escondendo o sol no Acre, Rondônia e em grande parte do Amazonas. Já no Nordeste, o sol e tempo seco predominarão nesta quarta-feira embora ventos marítimos moderados a fortes espalhem umidade sobre o leste da região. A região de Salvador e do Recôncavo Baiano segue em alerta para chuvas fortes, que também atingirão o litoral norte baiano, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco, Paraíba e litoral leste do Rio Grande do Norte, com possibilidade de chuvas moderadas no litoral e Agreste de Pernambuco e Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *