Grande incêndio atinge Parque da Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goiás é a localização de grande interesse para a preservação da natureza, com destaque para o Parque Nacional e reservas privadas que possuem focos ambientais. Essas áreas, situadas na região, têm como objetivo proteger a biodiversidade local e promover a conservação dos ecossistemas existentes. O comprometimento com a preservação dessas áreas é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental da região e a manutenção da rica diversidade de fauna e flora encontrada em Alto Paraíso de Goiás.

Foto: CBMGO/Divulgação Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

Um incêndio, que começou na última quinta-feira (5/09) consumiu aproximadamente 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás. A administração da unidade de preservação informou que a extensão da área afetada ainda é uma estimativa e abrange a região entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.!!

Em comunicado divulgado no sábado (7/09), a chefia do parque revelou que ainda não havia sido identificada a causa do incêndio, levantando a possibilidade de ter sido criminoso. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mobilizaram equipes em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás para controlar as chamas. Era esperada a chegada de duas aeronaves no local, porém não foi possível confirmar a informação devido à falta de retorno nas tentativas de contato.!!

Neste contexto, um grupo coordenado pelo Polo de EcoCiências do Cerrado realizou hoje (8/09) um mutirão pela segunda vez consecutiva, com o objetivo de avaliar as condições da Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Úmido Voshysias, localizada em Alto Paraíso de Goiás, próxima ao Parque Nacional. Assim como a RPPN Murundu, visitada no sábado (7/09) no mesmo município, essa área também foi impactada pelo incêndio, necessitando de uma inspeção detalhada e remoção de plantas invasoras.!!

Além disso, a rede de combate ao fogo conta com a participação da Rede Contrafogo, que coordena brigadas de voluntários, e do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC). Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Ivan Anjo, da Rede Contrafogo, menciona outro local atingido pelas chamas, o lixão de Alto Paraíso de Goiás.!!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representa uma área de preservação do Cerrado, conhecido como o “berço das águas”. Apesar disso, há projeções de que o bioma possa perder cerca de 34% do fluxo dos rios até o ano de 2050. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente este ano, foram registrados 48.966 focos de queimada no Cerrado até a data de ontem (7/09), ficando atrás somente da Amazônia, que teve 79.175 focos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *