FAB investiga falha no sistema de avião da Voepass
Danilo Santos Romano, piloto do avião da Voepass que se acidentou em Vinhedo (SP), trouxe à tona uma questão crucial ao mencionar uma falha detectada no sistema de antigelo da aeronave. A revelação veio à público por meio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à Força Aérea Brasileira.
O piloto Danilo Santos Romano, responsável pelo avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), trouxe à tona uma possível falha no sistema antigelo da aeronave, como revelado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), vinculado à FAB, nesta sexta-feira (6/09). No entanto, a veracidade dessa falha ainda está sujeita a uma investigação mais aprofundada.
Além disso, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva também mencionou a presença de gelo a bordo. Conforme informações do relatório preliminar, aproximadamente um minuto antes da queda da aeronave, o copiloto relatou a existência de “bastante gelo” nas proximidades.
Após cerca de 16 minutos da decolagem, um alerta foi acionado no detector eletrônico de gelo. Diante disso, os pilotos seguiram os procedimentos e ativaram o sistema antigelo a bordo. De acordo com o relatório inicial, um alarme específico foi audível na cabine, enquanto os tripulantes mencionaram em seguida a ocorrência de uma possível falha no sistema utilizado.