Anéis olímpicos ficarão na Torre Eiffel até 2028

Uma controversa alteração no principal ponto turístico da França tem dividido opiniões e gerado oposição até mesmo dentro da própria equipe governamental da cidade.

Foto: Fabrice COFFRINI / AFP Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

Os anéis olímpicos que foram instalados na Torre Eiffel para os Jogos de Paris-2024 terão sua permanência garantida até, pelo menos, 2028, conforme anunciado nesta sexta-feira pela prefeita Anne Hidalgo. Em meio a uma polêmica sobre a manutenção desses símbolos no monumento turístico, Hidalgo explicou à imprensa sua proposta de deixar os anéis na Torre Eiffel e os Agitos na Champs-Élysées até os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A decisão da prefeita gerou debate na França, principalmente após anunciar no fim de semana passado que os anéis continuariam na Torre Eiffel com a autorização do Comitê Olímpico Internacional (COI), sem mencionar uma data específica para sua retirada. Em resposta, a ministra da Cultura em exercício, Rachida Dati, destacou a importância histórica e cultural da Torre Eiffel, projetada por Gustave Eiffel, ressaltando que a instalação dos anéis foi autorizada temporariamente e que qualquer alteração significativa no monumento demanda autorização e avaliação prévia.

Hidalgo reiterou nesta sexta-feira que a decisão sobre a permanência dos anéis na Torre Eiffel cabe à Prefeitura de Paris, órgão responsável pela gestão do monumento. Quanto aos Agitos, símbolo paralímpico, a Prefeitura estuda a possibilidade de realocá-los em um local próximo ao Arco do Triunfo, sua localização atual. O vereador Pierre Rabadan sugeriu a Champs-Elysées como possível local, em frente à estátua do general Charles de Gaulle e próximo ao Grand Palais, que sediou competições olímpicas e paralímpicas de esgrima e taekwondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *