Uso de VPN permite acesso a X no Brasil, com risco de multa
Após a remoção judicial do X no Brasil, a rede social continua acessível para usuários que recorrem a ferramentas como VPN para contornar o bloqueio e continuar utilizando a plataforma. Essa prática tem permitido que diversos perfis, incluindo contas oficiais, mantenham suas atividades na rede social mesmo após a decisão legal.
Horas após a decisão judicial de bloqueio do X no Brasil, a rede social permaneceu acessível para alguns usuários que conseguiram contornar a restrição utilizando VPNs para acessar suas contas na plataforma.
Diversos perfis oficiais, como instituições e autoridades, cessaram as publicações depois da determinação de bloqueio. Desde a noite da última sexta-feira (30), quando a plataforma ainda estava disponível no país, não houve relatos de novas postagens em páginas governamentais, por exemplo.
Alguns usuários brasileiros afirmam não terem sido afetados pelo bloqueio e continuam com seus perfis ativos. Isso pode ocorrer devido à variação do processo de bloqueio entre as operadoras, que podem levar até 24 horas para efetivar a restrição total. Questionada a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o cumprimento da ordem do STF por parte de todas as operadoras e aguarda por um posicionamento oficial.