Temática das eleições nos EUA vai além de aborto, drogas e casamento gay
Nas eleições vindouras, para além da seleção dos ocupantes dos cargos no Executivo e Legislativo, os cidadãos dos Estados Unidos terão a responsabilidade de decidir sobre propostas que poderão impactar significativamente a legislação de cada estado. Em um levantamento atual mostrou-se um detalhado panorama das principais pautas em debate que estarão em votação nas eleições estaduais.
Nas próximas eleições nos Estados Unidos, para além da escolha dos representantes do Executivo e do Legislativo, os eleitores também terão a responsabilidade de votar em propostas que podem resultar em mudanças nas leis de cada estado. Discussões que serão submetidas à decisão nas urnas estaduais em 5 de novembro.
Os EUA possuem um sistema político descentralizado que confere uma maior autonomia aos estados. O arcabouço jurídico federal americano é fundamentado na Constituição e se aplica em todo o território, sendo composto pelo Congresso Nacional e pelos tribunais federais. Contudo, ao mesmo tempo, os estados têm a prerrogativa de legislar sobre questões que não estejam especificamente previstas na Constituição federal. Por consequência, cada estado possui seu próprio conjunto de leis, estrutura de governo e sistema judiciário, moldados de acordo com a realidade e necessidades da população local.
No total, serão apresentadas 161 propostas para votação este ano. Dentre elas, 53 são iniciativas de cidadãos, ou seja, propostas elaboradas pela população e que conseguiram reunir um alto número de assinaturas de apoio. As demais propostas são aquelas introduzidas pelas legislaturas estaduais ou por comissões, totalizando 104 medidas a serem analisadas neste ciclo eleitoral.