Alerta de chuvas fortes abrange Sul, Norte e litoral NE
Uma frente fria está em movimento em direção ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, porém, apesar disso, nuvens carregadas ainda persistem sobre a Região Sul do Brasil. Essa mudança climática está impactando diretamente nas condições atmosféricas dessas áreas, podendo resultar em variações significativas no tempo nos próximos dias. É importante que a população esteja atenta às atualizações meteorológicas e tome as devidas precauções, conforme necessário.
Depois de uma intensa precipitação sobre o Paraná e Santa Catarina, devido à atuação de uma frente fria, o deslocamento desse sistema meteorológico para a Costa resultou em menor impacto sobre o litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. A circulação dos ventos em camadas médias da atmosfera manteve a instabilidade e a presença de nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil. A entrada de ar polar associada a essa frente fria contribuiu para a queda das temperaturas nessa região. O avanço dessa frente fria desencadeou precipitações e acentuou o resfriamento em áreas de Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, o ar quente e seco continua predominando na maior parte do Sudeste, centro-oeste e em parte do norte do nordeste do país. Nuvens de chuva se desenvolveram em estados do Norte e na costa leste do Nordeste.
Após a passagem da frente fria, uma grande quantidade de nuvens persiste sobre a região Sul do Brasil. A combinação entre alta nebulosidade e ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas em toda a região. O frio é bastante perceptível ao longo do dia. O estado do Paraná, o Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina ainda registram chuvas, com risco de precipitações moderadas a fortes, inclusive nas regiões metropolitanas de Curitiba e Florianópolis. As regiões sul do Paraná, oeste, centro e sul de Santa Catarina, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região da grande Porto Alegre, apresentam um quadro de nebulosidade, com leve chuvisco.
Na sexta-feira nublada, o extremo sul do Paraná, o oeste, centro e sul de Santa Catarina, além do norte e nordeste do Rio Grande do Sul, terão sol entre muitas nuvens. Já na fronteira com o Uruguai, são esperadas geadas ao amanhecer, com predomínio de sol ao longo do dia. Enquanto isso, o ar seco e quente mantém o tempo firme sobre o Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais e Espírito Santo, onde o sol brilha intensamente e as temperaturas estão acima da média para a estação. Na Grande São Paulo, o dia será marcado por muitas nuvens, chuviscos e frio. Nas regiões oeste, centro e sul de São Paulo, o sol aparece entre nuvens, enquanto o litoral paulista registra tempo nublado, com chuva e temperatura baixa. No Vale do Ribeira, sul de São Paulo e litoral do Rio de Janeiro, há previsão de chuva em alguns momentos, mas com possibilidade de aberturas de sol. O interior fluminense terá sol, porém com aumento da nebulosidade ao longo do dia.
No Centro-Oeste, a presença de sol forte e tempo seco se destaca nesta sexta-feira em Goiás, no Distrito Federal e em todo o norte e centro-oeste de Mato Grosso. A passagem recente de uma frente fria despencou o ar gelado de origem polar sobre o oeste e sul de Mato Grosso, resultando em queda de temperatura e possibilidade de chuvas isoladas entre Cuiabá e a fronteira com a Bolívia. Em Mato Grosso do Sul, a região de Corumbá amanhece nublada e gélida, com chance de garoa. Já no sul do estado e na divisa com o Paraguai, a instabilidade atmosférica persiste, com chuvas frequentes, podendo ser moderadas a fortes e com baixas temperaturas ao longo do dia. Em Campo Grande e demais áreas do MS, o sol aparecerá timidamente entre muitas nuvens, mantendo a temperatura mais amena.
A umidade presente no leste do Nordeste favorece a formação de nuvens que resultam em chuvas em vários estados. Nas regiões litorâneas e no Agreste, entre Natal e Salvador, a sexta-feira é marcada por muita nebulosidade, chuvas intermitentes e momentos de sol. Pancadas de chuva e aberturas de sol também são esperadas no Sertão de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no Sertão da Bahia e na Chapada Diamantina. Nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, interior do Rio Grande do Norte, Sertão paraibano, oeste baiano e Vale do São Francisco, o sol predomina ao longo do dia, com possível ocorrência de pancadas de chuva no litoral cearense e maranhense. O ar seco se espalhou sobre o Norte do Brasil, incrementando as chances de chuvas em áreas não usuais para esta época do ano. Roraima, Amazonas, centro-oeste do Acre, centro-norte de Rondônia, Amapá, oeste e norte do Pará devem registrar pancadas de chuva e períodos de sol nesta sexta. Em Tocantins e outras áreas paraenses, sol forte e calor predominantes, com ar seco ao longo do dia. Em contrapartida, em Rio Branco, leste do Acre, oeste sul de Rondônia, o sol surgirá entre nuvens, mantendo a temperatura amena devido à influência do ar polar.