Mulheres lideram pesquisas eleitorais em 8 cidades principais
O cenário atual das eleições nas 50 maiores cidades do Brasil revela que somente oito mulheres se destacam como líderes nas pesquisas eleitorais para prefeituras. É intrigante notar que metade delas são mulheres negras, duas almejam a reeleição e nenhuma dessas lideranças femininas está concentrada na região Sul do país.
A presença feminina na liderança das pesquisas eleitorais para as prefeituras das 50 maiores cidades do Brasil é representada por apenas oito mulheres. Dentre essas representantes, a metade são mulheres negras, duas estão buscando a reeleição e é relevante ressaltar que nenhuma delas está localizada na região Sul do país.
Por outro lado, um dado preocupante é que 17 das 50 maiores cidades não possuem candidatas mulheres concorrendo ao cargo de prefeita. Dessas 17 cidades, cinco são capitais. Vale destacar que, em contrapartida, em outras cinco capitais há mulheres na liderança, sendo importante mencionar que a capital de Tocantins, Palmas, não está inclusa nas 50 maiores cidades do Brasil.
No cenário dos grandes municípios, observa-se que as chances para as candidatas mulheres são consideradas baixas. A maioria das mulheres que concorrem nessas cidades são representantes de partidos nanicos, geralmente posicionados na esquerda política, porém, com pouca expressividade nas intenções de voto.