Rússia em Alerta: Zelensky Adverte sobre Conflito
Em solo ucraniano, o dia 24 de agosto é reverenciado como um momento de grandiosas celebrações em comemoração à proclamação da independência do país, ocorrida no ano de 1991. Este dia especial é marcado por uma mensagem emblemática por parte do presidente.
Na Ucrânia, o dia 24 de agosto é uma data de celebrações, marcando a declaração da independência do país em 1991. O feriado é festejado em todo o território nacional e dezenas de eventos também são organizados no exterior. Uma mensagem simbólica do presidente Volodymyr Zelensky foi gravada nesta manhã a partir de Mohrutsya, a cinco quilômetros da fronteira com a Rússia, na região de Sumy: a guerra “está de volta” ao país vizinho, advertiu o líder ucraniano.
A invasão russa confere ao 33º aniversário do Estado ucraniano, desde a queda da União Soviética, um significado especial, segundo a correspondente da RFI em Kiev, Emmanuelle Chaze. Este é o terceiro Dia da Independência desde o início do conflito, quando os ucranianos perceberam que sua soberania e integridade territorial estavam ameaçadas, passando a viver sob ataques diários.
“A Rússia fez guerra contra nós. Violou não apenas fronteiras soberanas, mas também os limites da crueldade e do bom senso”, declarou Zelensky. O presidente ucraniano acrescentou que Moscou “saberá o que são represálias”. A Rússia queria “nos destruir”, mas a guerra “chegou em casa”, ressaltou ele, que ainda chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “velho doente da Praça Vermelha que constantemente ameaça a todos com o Botão Vermelho nuclear”.