China mantém taxas de juros como esperado
O Comitê de Política Monetária decidiu manter a taxa de juros para empréstimos de um ano em 3,35%, assim como a taxa de referência de cinco anos, chamada de LPR, que permaneceu inalterada em 3,85%.
A China optou por manter suas taxas de juros de referência para empréstimos (LPR) inalteradas nesta terça-feira (20), acompanhando as projeções do mercado. Essa decisão de manter as LPRs acontece em um cenário de redução das margens de juros dos credores, o que tem dificultado os esforços contínuos de afrouxamento, após a China ter diminuído uma série de taxas no mês anterior.
Dentre as taxas mantidas, a taxa de juros para empréstimos de um ano permanece em 3,35%, enquanto a LPR de cinco anos segue inalterada em 3,85%. Em uma pesquisa realizada pela Reuters com 37 participantes do mercado nesta semana, todos os entrevistados esperavam que ambas as taxas não sofressem alterações. Vale ressaltar que a maior parte dos empréstimos novos e pendentes na China são baseados na LPR de um ano, sendo que a taxa de cinco anos impacta o preço das hipotecas.
No mês de julho, a China surpreendeu os mercados ao reduzir as principais taxas de juros de curto e longo prazo, em uma medida abrangente que não era tomada havia quase um ano, indicando a intenção das autoridades de fortalecer o crescimento econômico. Esses cortes sucessivos também revelaram uma mudança na estrutura monetária do Banco do Povo da China, fazendo com que a taxa de curto prazo se tornasse o principal indicador orientador dos mercados, de acordo com operadores e analistas.
É importante destacar que os empréstimos bancários na China tiveram uma queda maior do que a esperada no mês passado, atingindo o patamar mais baixo em quase 15 anos, influenciados pela fraca demanda de crédito e por fatores sazonais, o que aumenta as expectativas de que o banco central chinês possa adotar mais medidas de afrouxamento nos próximos períodos.