Frio intenso atinge o Brasil com chance de neve no Sul

Segundo os modelos meteorológicos, há uma possibilidade, embora remota, de que ocorra uma variação significativa nas temperaturas, com destaque para uma queda acentuada especialmente na região da serra.

Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

Uma forte frente fria está avançando sobre o Brasil, trazendo um ar frio de origem polar mais intenso para a maior parte do centro-sul do país. Com a chegada desse ar mais gelado, a chuva tende a diminuir gradualmente na Região Sul até sexta-feira (09), embora a umidade continue elevada. As temperaturas têm previsão de queda acentuada, criando a possibilidade de ocorrência de precipitação invernal entre a madrugada e a manhã de sexta-feira no sul do Rio Grande do Sul, com chances reduzidas de neve nas áreas mais elevadas das serras gaúchas e catarinenses, especialmente durante à noite. Destaca-se a atenção para municípios em regiões elevadas como São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim.

No sábado (10), a previsão é de que as temperaturas baixem ainda mais, principalmente durante a madrugada e o início da manhã, mantendo a pequena possibilidade de ocorrência de neve entre o início e o meio da madrugada nas localidades mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entretanto, a chance de precipitação invernal no sul do Rio Grande do Sul já terá se dissipado nesse momento.

Essa massa de ar polar continuará influenciando o clima nos próximos dias, com previsão de temperaturas mínimas abaixo de 4°C em diversas cidades do Sul do Brasil. Isso aumenta o risco de geada para grande parte do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no sábado (10) e no domingo (11). Mesmo com a presença do sol, as tardes seguirão com temperaturas baixas, inclusive nas capitais da Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *