Brasil registra baixas temperaturas em 2024
Em junho e julho de 2024, o Brasil foi atingido por uma intensa onda de frio que resultou na quebra dos recordes de baixas temperaturas registrados no país ao longo do ano.
A intensa frente fria que avançou sobre o Brasil trouxe uma forte massa de ar frio, de origem polar, e derrubou as temperaturas em diversas regiões do país, especialmente no Sul e parte do Sudeste, no último domingo, 30 de junho. Nesse dia, foram registradas as menores temperaturas do ano de 2024 em estados sulistas, estabelecendo novos recordes de baixa temperatura no Brasil para este ano.
Entre os registros mais impactantes, destacam-se: -7,8°C em São Joaquim/Caminhos da Neve (SC), que se tornou o recorde do ano; -7,2°C em Urupema/morro de Urupema (SC), também estabelecendo recorde anual; -5,7°C em Urubici/Vacas Gordas (SC); -4,9°C em Bom Jesus/Basf; -4,5°C em São José dos Ausentes (RS), novo recorde de baixa do ano; -4,1°C em Painel/Pinheiros Altos (SC); -3,7°C em Quaraí (RS), recorde do ano; -3,5°C em General Carneiro (PR), recorde do ano; -3,3°C em Bocaina do Sul (SC); e -3,2°C em Fraiburgo/fazenda Liberata (SC).
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri-Ciram apontam essas como as 10 menores temperaturas no Brasil registradas em 30 de junho de 2024. Além disso, no dia anterior, 29 de junho, também foram observadas temperaturas bastante baixas, com destaque para -2,2°C em Urupema/morro de Urupema (SC), -0,7°C em São José dos Ausentes (RS), -0,1°C em Bom Jardim da Serra/morro da Igreja (SC), entre outras.
Esses registros evidenciam a intensidade da onda de frio que atingiu o Brasil, trazendo números históricos de baixas temperaturas e impactando diretamente a vida das pessoas que precisaram lidar com o frio intenso nessas regiões. A atenção das autoridades e dos órgãos de meteorologia permanece alerta para monitorar e informar a população sobre as condições climáticas adversas.